Bahia participa de feira para turismo rural; roteiro do chocolate na lista
Divulgar novos roteiros e toda a potencialidade do turismo rural baiano. Com esse propósito, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) e a Bahiatursa participam da 10ª edição da Feiratur – Turismo Rural Casa & Campo, desta quinta-feira a domingo (26 e 29), no Parque da Água Branca, em São Paulo.
No evento será apresentado o turismo rural presente nas 13 zonas turísticas da Bahia. “Apresentaremos empreendimentos que vão desde hotéis fazenda, hospedagens campesinas, espaços de eventos no meio rural, roteiros de base comunitária e produção associada ao turismo, como cachaças, chocolates, doces, artesanato”, explica a gerente de Relações Nacionais da Bahiatursa, Cristina Mendonça.
Um dos roteiros é o circuito voltado para o segmento do turismo rural na região de Serrinha, que realiza tradicional vaquejada, com o intuito de promover o turismo de base comunitária e a produção associada ao segmento.
"Nesse roteiro estão previstas visitas às comunidades rurais e quilombolas do município, passeios por áreas de lazer, trilhas ecológicas, restaurantes com comida típica, haras, apresentação de uma vaquejada e a visita ao Armazém de Agricultura Familiar e Economia Solidária, que comercializa produtos como geleias, doces, biscoitos caseiros, queijos, licores e pimentas", enfatiza a coordenadora de Turismo Rural da Setur, Ussula Pinto.
Os visitantes ainda poderão conferir produtos e artesanato da região do sisal, além de assistir a um vídeo sobre Serrinha e o circuito. Depois, farão uma visita aos parques de vaquejada Maria do Carmo e Alto Sereno. A previsão é que até o final do ano mais três circuitos turísticos sejam lançados no município, com base nos segmentos religioso, histórico e natural.
A FeiraTur está entre as grandes feiras de turismo rural do mundo, dirigida ao público final, tendo como alvo o consumidor paulista (turistas potenciais), pois São Paulo é o maior mercado emissivo do Brasil. Na edição anterior, cerca de 30 mil pessoas participaram do evento, movimentando mais de R$ 5 milhões em negócios. A expectativa, este ano, é que mais de 40 mil pessoas visitem o local.